Blog MLPro

Inserir período administrativo no Quadro de Horas

Leandro Lima
15/01/2015

Para isso, peça para o recurso configurar, ou atuando como representante dele, configure:

Configurações do Servidor > Gerenciamento de Horas e de Tarefas > Período Administrativo

Inserir-periodo-administrativo-no-Quadro-de-Horas 1

Marque "Férias" para "Sempre Exibir" e clique em "Salvar":

Inserir-periodo-administrativo-no-Quadro-de-Horas 2

Assim, quando o Quadro de Horas for criado, a linha férias estará disponível para o lançamento das horas de férias.

Na MLPro, trabalhamos 8 horas por dia. Quando voltamos de férias, lançamos 8h em cada ‘dia útil da empresa’ que estivemos em férias e enviamos o quadro de horas.

Project Professional 2013 - Salvar e Publicar

Landro Lima
07/01/2015

Neste post iremos explicar como salvar um projeto via Project Pro.

O primeiro passo é clicar na aba superior "Arquivo".

Project-Professional-2013-Salvar-e-Publicar 1

Agora clique em "Salvar como" no menu lateral, caso seja um novo projeto, insira as informações solicitadas e salve.

Project-Professional-2013-Salvar-e-Publicar 2

Para publicar um projeto, clique em "Arquivo" novamente, e selecione a opção "Informações".

Em seguida, clique na opção "Publicar".

Project-Professional-2013-Salvar-e-Publicar 3

Pronto, seu projeto está salvo e publicado.

Tipos de Tarefa e Pico

Leandro Lima
02/10/2014

Neste Post vamos ver como funciona o Pico no Project 2010/2013.

No Project, existem 3 tipos de atividades: Unidade Fixa, Duração Fixa e Trabalho Fixo. Para Trabalho e Duração o Project irá usar o campo PICO para não perder o percentual colocado na Unidade de Atribuição.

Os cálculos antigos continuam valendo e um é alterado:

Trabalho Fixo:

  • Quando é alterada as unidades de atribuição, o Project irá recalcular a duração.
  • Quando você altera o trabalho, o Project recalcula a Duração.
  • Mas se você alterar a duração, o Project irá recalcular o PICO e as unidades de atribuição não serão afetadas.

Duração Fixa:

  • Quando você altera as Unidades de atribuição, o Project recalcula o trabalho.
  • Quando você altera a Duração, o Project recalcula o trabalho.
  • Mas se você alterar o Trabalho, o Project ira recalcular o PICO e as unidades de atribuição não serão efetadas.

Da versão 2010 em diante, a fórmula é: Trabalho = Duração x Pico

O Pico representa o percentual máximo de Unidade de atribuição do recurso que será necessário ao longo da duração da tarefa.

Por exemplo:

Considere essas três tarefas e seus tipos:

Tipos-de-Tarefa-e-Pico 1

Alterar o Modo de Exibisão para: Uso da Tarefa (Onde podemos ver o valor de Pico, nos recursos):

Tipos-de-Tarefa-e-Pico 2

Para verificar alterações no caso de uma tarefa com Duração Fixa, faremos alteração no trabalho. Vamos mudar de 16h para 32h o trabalho da Atividade 1:

Tipos-de-Tarefa-e-Pico 3

Ao fazer essa ação, quem muda é o campo Pico, que indica que o recurso necessitará do dobro da disponibilidade inicial, pois o trabalho foi dobrado.

Para verificar Trabalho Fixo, faremos alteração na duração. Vamos mudar de 3 para 5 dias a duração da Atividade 2:

Tipos-de-Tarefa-e-Pico 4

O Pico diminui e as horas de trabalho/dia também. O máximo que o recurso indicado precisará estar atribuído é agora 60%.

Para verificar Unidade Fixa, vamos mudar o trabalho de 32h para 16h na Atividade 3. A duração será recalculada:

Antes:

Tipos-de-Tarefa-e-Pico 5

Depois:

Tipos-de-Tarefa-e-Pico 6

Project Porfessional - EPM - Pico

A unidade de Atribuição não sofre alterações, quem muda é o Pico. Ficando assim a regra:

Tipos-de-Tarefa-e-Pico 7

Project Server

Novidades e dicas relacionadas ao Microsoft Project Online e Project Server.

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31 de agosto de 2022


Como Gerenciar Problemas no Project Online

Leandro Lima, Nathalia Souza e Ricardo Sabino.
15/09/2022

Relatórios de status do projeto automáticos por e-mail

É natural que uma empresa tenha que lidar com problemas e imprevistos. Logo, registrá-los é uma tarefa essencial para manter todos os envolvidos no projeto cientes da situação atual e garantir a resolução do problema o mais rápido possível, evitando comprometer o andamento e prazo do projeto. No nosso último artigo falamos sobre como gerenciar riscos no Project Online. Porém, e quando o risco realmente acontece ou quando um problema inesperado surge, o que fazer? Neste artigo iremos ensinar como cadastrar e gerenciar os problemas do seu projeto no Project Online.

O PWA disponibiliza uma lista nativa de problemas dentro do site do projeto (Sharepoint) para o registro e monitoramento dos problemas. Além disso, a MLPro oferece relatórios personalizados possibilitando melhor visualização das informações com gráficos e de forma mais dinâmica, sendo fundamentais para um gerenciamento mais eficiente e um projeto de sucesso.

A origem dos problemas

Quando já havia um risco cadastrado: Um problema pode ser criado a partir de um risco já identificado e cadastrado anteriormente. Quando o risco acontece, é necessário fechá-lo e cadastrá-lo como um novo problema. A grande diferença neste caso é que provavelmente ele já possui um plano de ação e vai ser solucionado mais rápido, já que não será uma surpresa e os colaboradores do projeto já haviam previsto a possibilidade de acontecer.

Quando não havia um risco cadastrado: Nem todo problema pode ter sido identificado anteriormente como um risco e cadastrado com antecedência. Ele pode acontecer sem previsões e neste caso, o problema deve ser cadastrado e os colaboradores devem definir se ele é grave e qual o impacto gera sobre o projeto, para então desenvolver um plano de ação adequado.

Como registrar e gerenciar os problemas no Project Online

Para registrar os riscos:

Entre na Central de Projetos > Site do Projeto. Nessa tela, você consegue ter uma breve visualização de quantos problemas estão cadastrados no projeto e quantos deles estão em aberto.


A implantação do PPM Easy - azul


Ao clicar em “Problemas” no Menu lateral, irá aparecer todos os problemas cadastrados no seu projeto. Para criar um, clique em “Novo Item”.


Problemas


Em seguida, a tela para cadastro do problema irá abrir, basta preencher conforme as características do problema.



Problemas - novo item

Plano de ação: O problema pode ter um plano de ação já cadastrado ou não. Se não houver, é recomendado que a equipe se reúna e para o desenvolvimento de um plano ideal para este problema, dependendo do seu nível de gravidade.

Relatórios da MLPro para gestão de problemas
Dashboard Easy

Esse relatório permite uma ótima visualização dos problemas em seus projetos, sendo eles: atrasados, em andamento, resolvidos, cancelados, abertos ou fechados. É extremamente útil pois os números e gráficos ajudam a identificar se o andamento do projeto e as ações para eliminar ou mitigar estes problemas estão sendo efetivas, tudo com uma visão em nível gerencial.


Dashboard portfólio easy


Dashboard de Projetos
Esse relatório mostra todos os seus projetos (podendo selecionar apenas um para visualização) com colunas como a de “problemas” que contém símbolos representando se há problema e se ele está ativo atrasado ou dentro do prazo, facilitando também a visualização de como está o andamento do projeto de forma geral.



Dashboard projetos


E-mail automatizado de Relatório de Status do Projeto
A MLPro desenvolveu um relatório que é enviado por e-mail de forma automatizada e permite a visualização de todos os pontos importantes do seu projeto. No quadro de “Problemas em Aberto” por exemplo, há a descrição dos problemas existentes. Isso além de possibilitar fácil visualização, é extremamente útil para manter os envolvidos sempre cientes de como está o projeto, e o melhor, sem que eles precisem consultar manualmente no Sharepoint.


Relatório de status de projetos

Lembre-se que um bom gerente de projetos deve realizar um bom gerenciamento de problemas! Em caso de dúvidas ou interesse, entre em contato com a MLPro preenchendo o formulário de 1º contato.