Fim do Suporte ao Microsoft Project Server
A fim de garantir uma melhor funcionalidade, desempenho e estabilidade para seus produtos mais recentes, a Microsoft possui uma política que consiste em descontinuar o suporte técnico para as versões mais antigas de determinado produto, conforme surgem novas atualizações.
Como funciona o suporte ao Microsoft Project Server?
A Microsoft oferece dois tipos de suporte para seus produtos, sendo o suporte convencional e suporte estendido. A diferença entre eles está na quantidade de tempo de suporte que a Microsoft garante para cada produto.
No caso do suporte convencional, ele possui um determinado prazo de anos desde o lançamento do produto, sendo um suporte de forma gratuita. Após do fim desse prazo, ou melhor, conforme a sua versão fica desatualizada, além da Microsoft não adicionar novos recursos, esse tipo de suporte é encerrado. No entanto, ela ainda oferece a possibilidade de contratar pacotes de correções, ou seja, o suporte estendido (que também possui um prazo).
Listamos abaixo as principais versões do Microsoft Project Server e as respectivas datas de vencimento do suporte convencional e estendido:
Produtos | Início do Suporte | Fim do Suporte Convencional |
Fim do Suporte Estendido |
---|---|---|---|
Microsoft Office Project Server 2003 | 18/09/2007 | 14/04/2009 | 08/04/2014 |
Project Server 2010 | 19/07/2013 | 13/10/2015 | 13/10/2020 |
Project Server 2013 | 17/04/2014 | 10/04/2018 | 11/04/2023 |
Project Server 2016 | 01/05/2016 | 13/07/2021 | 14/07/2026 |
Project Server 2019 | 22/10/2018 | 09/01/2024 | 14/07/2026 |
O que significa o fim do suporte técnico para o Microsoft Project Server?
A Microsoft oferece para a grande maioria de seus produtos um ciclo de vida de suporte técnico, e durante este tempo, oferece recursos, correções de erros e atualizações de segurança.
Ao término deste ciclo a Microsoft deixará de fornecer:
- Suporte técnico para problemas que podem ocorrer;
- Correções de erros descobertas e que podem afetar a estabilidade e a usabilidade do servidor;
- Correções de segurança para vulnerabilidades descobertas e que podem tornar o servidor vulnerável a brechas de segurança;
- Atualizações de fuso horário.
Ou seja, se o usuário possui a licença do Microsoft Project Server 2016, ele já não possui suporte gratuito da Microsoft, pois este foi inspirado em 13/07/2021. Caso ele abra um chamado com a Microsoft, será notificado que não é possível realizar um atendimento para este produto. Nessa situação, o cliente deverá contratar o suporte estendido ou realizar a atualização do Microsoft Project Server para uma versão mais recente (no geral, o mais recomendado).
Por que a Microsoft estipula esse prazo?
O prazo existe justamente para induzir os usuários a estarem sempre com os produtos atualizados, utilizando as melhores versões e usufruindo todos os recursos. Dessa forma, a Microsoft pode sempre garantir que seus clientes estejam obtendo a melhor funcionalidade e desempenho, além de diminuir a chance de riscos.
Atualmente é possível obter o suporte convencional apenas a partir da versão de 2019. Portanto, para evitar futuros problemas, recomendamos fortemente que a equipe de TI de sua empresa esteja atenta para os anos de validade do suporte técnico, e caso necessário, verifique a necessidade de migrar ou atualizar o seu produto.
Se você deseja saber mais sobre o fim do suporte Microsoft ou sobre as migrações de versões do Microsoft Project Server, entre em contato conosco para maiores informações.
Revisado em 08/07/2022.