Blog MLPro

Nova Ferramenta MLPro – Migração PPM

Eduardo Colares e Leandro Lima
31/03/2021
Migração do Project Online

Já falamos por diversas vezes aqui no blog sobre as vantagens de fazer a migração do Project Server para o Project Online, tais como redução de custo, maior segurança, garantia de ambiente atualizado, entre outras.

Hoje, no entanto, falaremos da migração em si e da nova ferramenta automatizada da MLPro que otimiza este processo e oferece maior segurança e rapidez.

Como funciona o processo de migração?

Embora todas as versões do Project Server e o Project Online estejam sob o guarda-chuva da Microsoft, a empresa não conta com uma solução nativa e confiável para realizar a migração entre os sistemas.

A própria empresa recomenda que este processo seja realizado por parceiros Microsoft Gold Partner como a MLPro. Afinal, é uma atividade que requer muita preparação e planejamento.

O processo de migração é feito em sua maior parte de forma manual, projeto a projeto, analisando todos os campos para garantir a confiabilidade das informações para que nada se perca no caminho. Isso pode levar muito mais tempo dependendo da quantidade e complexidade dos projetos. E como dizia Benjamin Franklin, “Tempo é dinheiro”.

Pensando nisso, a MLPro desenvolveu uma ferramenta que fará boa parte desse trabalho de forma automatizada, ponto a ponto, garantindo maior celeridade e precisão.

Ferramenta de Migração

Nossa ferramenta faz a extração dos principais dados a partir do Project Server e transfere para o Project Online de forma automática e mais eficiente:

  • Tabelas de pesquisa
  • Campos personalizados
  • Calendários
  • Recursos
  • Projetos

Principais benefícios da ferramenta

Prazo: Uma combinação frequente na área de tecnologia é a de “Projetos Grandes x Prazos Curtos".

Grandes empresas normalmente possuem grandes quantidades de informações para serem migradas e nem sempre com um deadline confortável. Projetos e recursos podem chegar à casa das centenas ou milhares, e a migração nestes casos costuma demandar muito mais tempo.

Automatizando este processo, o prazo da migração será menor e sua empresa poderá fazer uso do Project Online em um período mais breve.

Confiabilidade: Embora todos os produtos que citamos sejam propriedade da Microsoft, é muito comum existirem incompatibilidades ao migrar do Project Server para o Project Online.

Um exemplo prático são os calendários, que em certos casos são recalculados de forma automática no Project Online e podem apresentar inconsistência na data de término de um determinado projeto.

Nossa ferramenta prevê esta situação, realizando um De > Para e avaliando previamente futuros problemas. Dessa forma temos um mapeamento que nos permite saber exatamente onde ocorreu uma falha e onde devemos agir.

Integridade das informações: Em uma migração que contenha centenas de recursos, por exemplo, a validação é sempre mais complexa, tendo de ser feita a posteriori e utilizando ferramentas externas como o Excel ou outros meios.

Agora temos a possibilidade de realizar esta validação durante o processo de migração, realizando o mesmo processo em menos etapas.

Na imagem abaixo temos um exemplo do funcionamento:

Há um "farol" fazendo um comparativo entre os campos de origem e destino.

  • Verde - Itens migrados com sucesso
  • Amarelo - Itens que precisam de revisão
  • Vermelho - Itens constantes somente na origem ou no destino

Com isso, continuamos trabalhando para melhorar nossos processos e oferecer os melhores produtos para nossos clientes.

Quer saber mais sobre como migrar seu sistema de gestão para o Project Online e obter toda uma gama de serviços para melhorar a produtividade na sua empresa? Fale conosco.

Project Server

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31 de agosto de 2022


Como Gerenciar Problemas no Project Online

Leandro Lima, Nathalia Souza e Ricardo Sabino.
15/09/2022

Relatórios de status do projeto automáticos por e-mail

É natural que uma empresa tenha que lidar com problemas e imprevistos. Logo, registrá-los é uma tarefa essencial para manter todos os envolvidos no projeto cientes da situação atual e garantir a resolução do problema o mais rápido possível, evitando comprometer o andamento e prazo do projeto. No nosso último artigo falamos sobre como gerenciar riscos no Project Online. Porém, e quando o risco realmente acontece ou quando um problema inesperado surge, o que fazer? Neste artigo iremos ensinar como cadastrar e gerenciar os problemas do seu projeto no Project Online.

O PWA disponibiliza uma lista nativa de problemas dentro do site do projeto (Sharepoint) para o registro e monitoramento dos problemas. Além disso, a MLPro oferece relatórios personalizados possibilitando melhor visualização das informações com gráficos e de forma mais dinâmica, sendo fundamentais para um gerenciamento mais eficiente e um projeto de sucesso.

A origem dos problemas

Quando já havia um risco cadastrado: Um problema pode ser criado a partir de um risco já identificado e cadastrado anteriormente. Quando o risco acontece, é necessário fechá-lo e cadastrá-lo como um novo problema. A grande diferença neste caso é que provavelmente ele já possui um plano de ação e vai ser solucionado mais rápido, já que não será uma surpresa e os colaboradores do projeto já haviam previsto a possibilidade de acontecer.

Quando não havia um risco cadastrado: Nem todo problema pode ter sido identificado anteriormente como um risco e cadastrado com antecedência. Ele pode acontecer sem previsões e neste caso, o problema deve ser cadastrado e os colaboradores devem definir se ele é grave e qual o impacto gera sobre o projeto, para então desenvolver um plano de ação adequado.

Como registrar e gerenciar os problemas no Project Online

Para registrar os riscos:

Entre na Central de Projetos > Site do Projeto. Nessa tela, você consegue ter uma breve visualização de quantos problemas estão cadastrados no projeto e quantos deles estão em aberto.


A implantação do PPM Easy - azul


Ao clicar em “Problemas” no Menu lateral, irá aparecer todos os problemas cadastrados no seu projeto. Para criar um, clique em “Novo Item”.


Problemas


Em seguida, a tela para cadastro do problema irá abrir, basta preencher conforme as características do problema.



Problemas - novo item

Plano de ação: O problema pode ter um plano de ação já cadastrado ou não. Se não houver, é recomendado que a equipe se reúna e para o desenvolvimento de um plano ideal para este problema, dependendo do seu nível de gravidade.

Relatórios da MLPro para gestão de problemas
Dashboard Easy

Esse relatório permite uma ótima visualização dos problemas em seus projetos, sendo eles: atrasados, em andamento, resolvidos, cancelados, abertos ou fechados. É extremamente útil pois os números e gráficos ajudam a identificar se o andamento do projeto e as ações para eliminar ou mitigar estes problemas estão sendo efetivas, tudo com uma visão em nível gerencial.


Dashboard portfólio easy


Dashboard de Projetos
Esse relatório mostra todos os seus projetos (podendo selecionar apenas um para visualização) com colunas como a de “problemas” que contém símbolos representando se há problema e se ele está ativo atrasado ou dentro do prazo, facilitando também a visualização de como está o andamento do projeto de forma geral.



Dashboard projetos


E-mail automatizado de Relatório de Status do Projeto
A MLPro desenvolveu um relatório que é enviado por e-mail de forma automatizada e permite a visualização de todos os pontos importantes do seu projeto. No quadro de “Problemas em Aberto” por exemplo, há a descrição dos problemas existentes. Isso além de possibilitar fácil visualização, é extremamente útil para manter os envolvidos sempre cientes de como está o projeto, e o melhor, sem que eles precisem consultar manualmente no Sharepoint.


Relatório de status de projetos

Lembre-se que um bom gerente de projetos deve realizar um bom gerenciamento de problemas! Em caso de dúvidas ou interesse, entre em contato com a MLPro preenchendo o formulário de 1º contato.