Blog MLPro

New Planner: Novos recursos para atribuição de Tarefas

Eduardo Colares e Leandro Lima
29/08/2024
Novidades-Planner-no-teams-julho-2024

Conforme tem sido pulicado de forma recorrente neste blog, o novo Microsoft Planner tem recebido uma série de complementos de forma gradual. Estas melhorias solidificam a meta do novo Planner em reunir em apenas um lugar a simplicidade do Microsoft To Do, a capacidade colaborativa do Microsoft Planner e o poder de gerenciamento do Project for the Web.

Listamos aqui quatro recursos que passaram a ser disponibilizados na experiência para o Teams do novo Microsoft Planner. Essas atualizações ainda não estão disponíveis em todas as regiões, então é possível que você ainda não consiga enxergá-las em seu aplicativo.

Suporte à Publicação de Tarefas para Equipes

Agora é possível criar e atribuir tarefas a equipes inteiras, em vez de selecionar manualmente os usuários. Por exemplo, em uma equipe com dez membros, você pode criar uma tarefa e cada pessoa receberá essa atribuição individualmente. Assim, a tarefa deixa de ser para a equipe como um todo e passa a ser uma tarefa para cada indivíduo.

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Tarefas Recorrentes

Um recurso muito solicitado, já presente no Project Desktop, é a capacidade de criar tarefas recorrentes. Essa funcionalidade é especialmente útil em cenários onde certas atividades precisam ser realizadas periodicamente. No novo Planner, você pode definir a frequência dessas tarefas (diária, semanal, mensal ou anual), e ele se encarregará de agendar automaticamente essas atividades.

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Requisitos para Conclusão de Tarefas

O novo Microsoft Planner oferece duas formas de definir requisitos para a conclusão de tarefas. Isso significa que um recurso só poderá marcar uma tarefa como concluída quando esses requisitos forem atendidos.

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Microsoft Forms

Uma das maneiras de definir requisitos é através do preenchimento de formulários. Ao criar uma tarefa, você pode inserir um formulário integrado com o Microsoft Forms. Neste modelo, os membros não poderão marcar a tarefa como concluída até que o formulário esteja devidamente preenchido. Por exemplo, pode ser necessário enviar uma foto do trabalho concluído, e essa requisição pode ser um item obrigatório dentro do Microsoft Forms.

Outra forma de definir requisitos é através de um checklist detalhado criado na própria tarefa. A tarefa só poderá ser marcada como concluída após todas as etapas do checklist terem sido completadas.

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Requisito de conclusão de Aprovação

Outro recurso que estará disponível em breve, é o requisito de conclusão de aprovação. Com uma integração com o Microsoft Approvals, a tarefa deverá seguir um fluxo de aprovação antes de poder ser marcada como concluída.

Na prática, o gerente de projetos poderá designar uma atividade ao Usuário A, e marcar como requisito que ela seja aprovada pelo Usuário B. Após o Usuário A inserir a conclusão da tarefa, o Usuário B receberá a solicitação, fará a conferência da atividade e uma vez aprovada, a tarefa terá sua conclusão validada.

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Continue acompanhando o blog para mais novidades sobre o New Planner.

E caso tenha se interessado e queira uma apresentação dos nossos produtos, fique à vontade para agendar um horário conosco no link a seguir: Apresentação Microsoft PPM Easy

Project Server

Novidades e dicas relacionadas ao Microsoft Project Online e Project Server.

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31 de agosto de 2022


Como Gerenciar Problemas no Project Online

Leandro Lima, Nathalia Souza e Ricardo Sabino.
15/09/2022

Relatórios de status do projeto automáticos por e-mail

É natural que uma empresa tenha que lidar com problemas e imprevistos. Logo, registrá-los é uma tarefa essencial para manter todos os envolvidos no projeto cientes da situação atual e garantir a resolução do problema o mais rápido possível, evitando comprometer o andamento e prazo do projeto. No nosso último artigo falamos sobre como gerenciar riscos no Project Online. Porém, e quando o risco realmente acontece ou quando um problema inesperado surge, o que fazer? Neste artigo iremos ensinar como cadastrar e gerenciar os problemas do seu projeto no Project Online.

O PWA disponibiliza uma lista nativa de problemas dentro do site do projeto (Sharepoint) para o registro e monitoramento dos problemas. Além disso, a MLPro oferece relatórios personalizados possibilitando melhor visualização das informações com gráficos e de forma mais dinâmica, sendo fundamentais para um gerenciamento mais eficiente e um projeto de sucesso.

A origem dos problemas

Quando já havia um risco cadastrado: Um problema pode ser criado a partir de um risco já identificado e cadastrado anteriormente. Quando o risco acontece, é necessário fechá-lo e cadastrá-lo como um novo problema. A grande diferença neste caso é que provavelmente ele já possui um plano de ação e vai ser solucionado mais rápido, já que não será uma surpresa e os colaboradores do projeto já haviam previsto a possibilidade de acontecer.

Quando não havia um risco cadastrado: Nem todo problema pode ter sido identificado anteriormente como um risco e cadastrado com antecedência. Ele pode acontecer sem previsões e neste caso, o problema deve ser cadastrado e os colaboradores devem definir se ele é grave e qual o impacto gera sobre o projeto, para então desenvolver um plano de ação adequado.

Como registrar e gerenciar os problemas no Project Online

Para registrar os riscos:

Entre na Central de Projetos > Site do Projeto. Nessa tela, você consegue ter uma breve visualização de quantos problemas estão cadastrados no projeto e quantos deles estão em aberto.


A implantação do PPM Easy - azul


Ao clicar em “Problemas” no Menu lateral, irá aparecer todos os problemas cadastrados no seu projeto. Para criar um, clique em “Novo Item”.


Problemas


Em seguida, a tela para cadastro do problema irá abrir, basta preencher conforme as características do problema.



Problemas - novo item

Plano de ação: O problema pode ter um plano de ação já cadastrado ou não. Se não houver, é recomendado que a equipe se reúna e para o desenvolvimento de um plano ideal para este problema, dependendo do seu nível de gravidade.

Relatórios da MLPro para gestão de problemas
Dashboard Easy

Esse relatório permite uma ótima visualização dos problemas em seus projetos, sendo eles: atrasados, em andamento, resolvidos, cancelados, abertos ou fechados. É extremamente útil pois os números e gráficos ajudam a identificar se o andamento do projeto e as ações para eliminar ou mitigar estes problemas estão sendo efetivas, tudo com uma visão em nível gerencial.


Dashboard portfólio easy


Dashboard de Projetos
Esse relatório mostra todos os seus projetos (podendo selecionar apenas um para visualização) com colunas como a de “problemas” que contém símbolos representando se há problema e se ele está ativo atrasado ou dentro do prazo, facilitando também a visualização de como está o andamento do projeto de forma geral.



Dashboard projetos


E-mail automatizado de Relatório de Status do Projeto
A MLPro desenvolveu um relatório que é enviado por e-mail de forma automatizada e permite a visualização de todos os pontos importantes do seu projeto. No quadro de “Problemas em Aberto” por exemplo, há a descrição dos problemas existentes. Isso além de possibilitar fácil visualização, é extremamente útil para manter os envolvidos sempre cientes de como está o projeto, e o melhor, sem que eles precisem consultar manualmente no Sharepoint.


Relatório de status de projetos

Lembre-se que um bom gerente de projetos deve realizar um bom gerenciamento de problemas! Em caso de dúvidas ou interesse, entre em contato com a MLPro preenchendo o formulário de 1º contato.