Backup e retenção do Project Online
Uma dúvida comum ao usar um serviço em nuvem como o Project Online é: preciso me preocupar com backup e retenção dos meus dados?
A resposta é não e sim.
A Microsoft oferece uma estrutura de serviços em nuvem que garante a disponibilidade dos seus dados, mesmo em casos mais críticos, como a queda de um data center, por exemplo. Ou seja, você terá acesso à sua informação de praticamente qualquer lugar.
Entretanto, quando excluídos por ação do usuário, a Microsoft possui uma política de manipulação de dados que especifica por quanto tempo os dados do cliente serão mantidos após a exclusão.
Existem dois cenários em que os dados são excluídos:
- Exclusão ativa: Através da conexão do Power Automate com outros aplicativos, os dados poderão ser facilmente enviados para outras plataformas e ferramentas.
- Exclusão passiva: A assinatura é expirada e não renovada.
E como funciona a retenção de dados?
Para cada um dos cenários acima, a tabela a seguir mostra o período de retenção:
Categoria de dados | Classificação de dados | Descrição | Exemplos | Período de retenção |
---|---|---|---|---|
Dados do cliente | Conteúdo do cliente | Conteúdo fornecido diretamente/criado por administradores e usuários
Inclui todos os textos, sons, vídeos, arquivos de imagem e softwares criados e armazenados nos data centers da Microsoft ao usar os serviços no Microsoft 365 |
Exemplos de aplicativos do Microsoft 365 usados com mais frequência que permitem aos usuários criar dados incluem Word, Excel, PowerPoint, Outlook e OneNote O conteúdo do cliente também inclui segredos de Propriedade do cliente/fornecidos (senhas, certificados, chaves de criptografia) |
Exclusão ativa: no máximo 30 dias Exclusão passiva: no máximo 180 dias |
Dados do cliente | Informações de identificação do usuário final (EUII) | Dados que identificam ou podem ser usados para identificar o usuário de um serviço Microsoft EUII não contém conteúdo do cliente | Nome de usuário ou exibição (domínio \ nome_usuário) Nome principal do usuário (name@domain) Endereços IP específicos do usuário |
Exclusão ativa: no máximo 180 dias (apenas uma ação de administrador de locatário) Exclusão passiva: no máximo 180 dias |
Dados pessoais (dados não incluídos nos dados do cliente) | Identificadores de pseudônimos do usuário final (EUPI) | Um identificador criado pela Microsoft ligado ao usuário de um serviço Microsoft. Quando combinado com outras informações, como uma tabela de mapeamento, EUPI identifica o usuário final EUPI não contém informações carregadas ou criadas pelo cliente |
GUIDs, PUIDs ou SIDs IDs de sessão |
Exclusão ativa: no máximo 30 dias Exclusão passiva: no máximo 180 dias |
Retenção da assinatura
Quando uma assinatura ativa é finalizada, a Microsoft mantém os dados do usuário disponíveis por 90 dias, tempo hábil para extrair os dados de interesse. Após estes 90 dias, a conta é desabilitada e os dados de cliente excluídos. E em até 180 dias, são excluídos todos os dados do cliente da conta. Portanto, ainda que seja um período relativamente longo, a recuperação destes dados não deve ser deixada para última hora.
Exclusão acelerada
Se por qualquer razão houver necessidade de acelerar o processo, é possível entrar em contato com o suporte da Microsoft e solicitar o provisionamento acelerado da assinatura. Dessa forma, todos os dados de usuário serão excluídos em até três dias após o administrador da conta inserir o código de bloqueio fornecido pela Microsoft.
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