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Comparando Microsoft Planner e Microsoft Project Online

Ricardo Sabino e Leandro Lima
15/05/2020

Neste artigo, daremos continuidade no comparativo entre o Microsoft Planner e o Microsoft Projet Online abordando outras características que não foram mencionadas anteriormente.

Gerenciamento das Informações do Projeto

Primeiramente, vamos comparar as duas ferramentas em relação ao gerenciamento das informações em nível de projeto.

comparando planner e project online(1)

Como verificamos no quadro acima, o Microsoft Planner apresenta uma limitação maior em relação aos permissionamentos, criação de visões personalizadas, grupos e visão de Portfólio.

No caso do Microsoft Project Online, existe um controle mais efetivo do projeto pois além de ser mais completo ainda permite a criação de visões customizadas, grupos, filtros e criação de campos personalizados.

Se você deseja realizar uma gestão eficiente dos projetos de sua empresa, ter essas possibilidades de customizações podem ser fundamentais para o sucesso de seus projetos.

Gerenciamento de Tarefas do Projeto

O próximo item que avaliamos está relacionado ao gerenciamento de tarefas. No quadro abaixo, podemos perceber a diferença entre as duas ferramentas e algumas de suas características:

comparando planner e project online(2)

Recursos Adicionais

Para finalizar, temos o quadro que chamamos de recursos adicionais.

comparando planner e project online(3)

Conclusão:

Para ajudá-lo a decidir qual ferramenta escolher, recomendamos que você responda aos questionamentos abaixo:

  • Ter informações personalizadas (campos) calculados através de fórmulas te ajudarão em seus projetos?
  • Você precisa ter o controle de linhas de base do projeto?
  • Você ou sua organização precisam monitorar o planejamento de recursos e capacidades usando um pool de recursos corporativos ou vendo a alocação geral em vários projetos? ;
  • Você precisa registrar e controlar as horas / dias gastos nas tarefas de seus projetos?
  • Você precisa controlar as atividades predecessoras e sucessoras de seu projeto?
  • Você precisa acompanhar o andamento de seus projetos com visualizações e relatórios?

Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, recomendamos a utilização do Microsoft Project Online pois a características dos projetos de sua empresa exigirão um nível de controle mais completo e neste caso, o Microsoft Planner pode não atender às suas necessidades.

Com base nas informações que trouxemos neste artigo, esperamos que você tenha dados suficientes para analisar qual é a ferramenta mais adequada para a sua empresa.

Para saber mais sobre o Microsoft Planner, Microsoft Project Online ou como otimizar a gestão dos projetos de sua empresa, entre em contato conosco e saiba mais sobre os benefícios da implantação de soluções PPM.

Microsoft Planner vs Microsoft Project Online

Ricardo Sabino e Leandro Lima
30/04/2020

Com a constante evolução das tecnologias e ferramenta de trabalho, cada vez mais é preciso estarmos atentos com as ferramentas disponíveis para facilitar o nosso dia a dia. Quando falamos em gerenciamento de projetos esta situação também se aplica, pois as empresas precisam constantemente acompanhar as ferramentas existentes e comparar se atendem as suas necessidades.

Neste artigo, faremos um comparativo entre as funcionalidades do Microsoft Planner e o Microsoft Project Online que são ferramentas utilizadas pelas empresas para controlar os seus projetos.

O que é o Microsoft Planner

Primeiramente, vamos falar sobre o Microsoft Planner que é uma ferramenta com interface simples e intuitiva utilizada para organização, planejamento e estruturação de projetos. Ele é utilizado para gerenciamento das tarefas e trabalho da equipe. Por ser mais simples, ele não possui recursos para personalização.

O Planner permite a criação de planos de serviços, delegar tarefas e compartilhamento de arquivos, sendo que estas atividades são controladas via notificação por e-mail.

planner vs project online(1)

Além disso, o Microsoft Planner possui gráficos circulares que representam o status das tarefas, além de gráficos para acompanhamento da quantidade de tarefas e visualização das prioridades.

planner vs project online(2)

O que é o Microsoft Project Online

O Project Online é mais indicado para gerenciamento de projetos ou portfólio de projetos da empresa, pois possui muito mais recursos do que o Planner. Geralmente, o Project Online é utilizado por empresas que possuem um nível mais elevado em gerenciamento de projetos onde a cultura de gestão já está amplamente incorporada na empresa.

Ele possui muito mais recursos e possibilidade de personalizações, permitindo que a gestão dos projetos via Microsoft Project Online seja muito mais completa e efetiva.

Comparando as duas ferramentas

Agora que já apresentamos as duas ferramentas, podemos compará-las para que vocês possam analisar as principais diferenças.

Este comparativo das duas ferramentas foi realizado levando em consideração:

  • Custos;
  • Visualização do Portfólio;
  • Estrutura;
  • Detalhes do Projeto;
  • Detalhes das Tarefas;
  • Site Colaborativo;

Para facilitar a visualização das informações, elaboramos o quadro abaixo:

planner vs project online(3)

Concluindo

Como vocês puderam perceber, cada uma das ferramentas possui características e particularidades e não podemos afirmar qual é a mais indicada para a sua empresa, pois essa escolha depende de outros fatores como momento atual da empresa, maturidade em gestão de projetos, grau de complexidade dos projetos entre outros.

Para algumas pessoas, o Microsoft Planner possui uma interface mais amigável mas não tem recursos fundamentais para um controle efetivo dos projetos.

Já o Project Online, é considerado mais completo com diversas possibilidades de parametrizações, permitindo uma série de customizações que recomendamos que sejam realizadas por uma consultoria especializada.

Para saber mais sobre o Planner, possibilidades de customizaçãoes do Project Online ou soluções PPM entre em contato conosco.

Gestão de atividades com o uso do Quadro de Tarefas

Ricardo Sabino e Leandro Lima
15/04/2020

Na publicação anterior apresentamos as funcionalidades do quadro de horas e seus principais benefícios tanto para os colaboradores da empresa quanto para os gestores.

Neste artigo traremos uma nova funcionalidade chamada quadro de tarefas e abordaremos suas principais características e benefícios para facilitar a gestão das atividades do colaborador.

O que é o Quadro de Tarefas?

O quadro de Tarefas é uma funcionalidade do PPM que tem como objetivo permitir a visualização simplificada das tarefas do colaborador.

quadro de tarefas(1)

Com a sua utilização o colaborador terá maior facilidade para identificar as tarefas onde precisará atuar nos projetos e desta forma pode planejar de maneira mais eficiente o seu trabalho, melhorando a gestão de suas atividades.

Como utilizar o quadro de tarefas ?

Com o quadro de tarefas, o colaborador pode configurar filtros, para que se possa enxergar de forma mais ampla todo o trabalho, conforme descrito abaixo:

  • Todas as tarefas Incompletas;
  • Tarefas Vencidas;
  • Atribuídas Recentemente;
  • Tarefas Concluídas;

Estas visualizações permitirão que o colaborador tenha controle de todas as tarefas que forem atribuídas para ele nos projetos permitindo que todas as atividades dos projetos sejam acompanhadas ou realizadas dentro dos prazos estabelecidos.

Além disso, é possível permitir o agrupamento das tarefas também por projeto, status ou grupos personalizados onde o colaborador pode utilizar um filtro por campos de grupos, e assim poderá escolher a melhor forma de visualizar as informações.

quadro de tarefas(2) quadro de tarefas(3) quadro de tarefas(4)

Além das opções de visualizações acima, o colaborador pode alterar o layout de exibição, escolhendo entre Gráfico de Gantt, Dados Divididos em Fases e Folha:

quadro de tarefas(5)

O colaborador também pode alterar as unidades de exibição de acordo com a sua preferência, alterando a duração, trabalho e formatação de data que será exibida.

quadro de tarefas(6)

Após a verificação dos apontamentos, o colaborador deverá encaminhar os status para aprovação do gerente.

quadro de tarefas(7)

A utilização do quadro de tarefas, permite melhor visualização das horas consumidas nos projetos e facilita o trabalho de acompanhamento das atividades para os gestores das áreas.

Entre em contato conosco, saiba mais sobre a utilização do quadro de tarefas e como ele pode facilitar a gestão das tarefas de sua empresa.

Project Server

Novidades e dicas relacionadas ao Microsoft Project Online e Project Server.

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31 de agosto de 2022


Como Gerenciar Problemas no Project Online

Leandro Lima, Nathalia Souza e Ricardo Sabino.
15/09/2022

Relatórios de status do projeto automáticos por e-mail

É natural que uma empresa tenha que lidar com problemas e imprevistos. Logo, registrá-los é uma tarefa essencial para manter todos os envolvidos no projeto cientes da situação atual e garantir a resolução do problema o mais rápido possível, evitando comprometer o andamento e prazo do projeto. No nosso último artigo falamos sobre como gerenciar riscos no Project Online. Porém, e quando o risco realmente acontece ou quando um problema inesperado surge, o que fazer? Neste artigo iremos ensinar como cadastrar e gerenciar os problemas do seu projeto no Project Online.

O PWA disponibiliza uma lista nativa de problemas dentro do site do projeto (Sharepoint) para o registro e monitoramento dos problemas. Além disso, a MLPro oferece relatórios personalizados possibilitando melhor visualização das informações com gráficos e de forma mais dinâmica, sendo fundamentais para um gerenciamento mais eficiente e um projeto de sucesso.

A origem dos problemas

Quando já havia um risco cadastrado: Um problema pode ser criado a partir de um risco já identificado e cadastrado anteriormente. Quando o risco acontece, é necessário fechá-lo e cadastrá-lo como um novo problema. A grande diferença neste caso é que provavelmente ele já possui um plano de ação e vai ser solucionado mais rápido, já que não será uma surpresa e os colaboradores do projeto já haviam previsto a possibilidade de acontecer.

Quando não havia um risco cadastrado: Nem todo problema pode ter sido identificado anteriormente como um risco e cadastrado com antecedência. Ele pode acontecer sem previsões e neste caso, o problema deve ser cadastrado e os colaboradores devem definir se ele é grave e qual o impacto gera sobre o projeto, para então desenvolver um plano de ação adequado.

Como registrar e gerenciar os problemas no Project Online

Para registrar os riscos:

Entre na Central de Projetos > Site do Projeto. Nessa tela, você consegue ter uma breve visualização de quantos problemas estão cadastrados no projeto e quantos deles estão em aberto.


A implantação do PPM Easy - azul


Ao clicar em “Problemas” no Menu lateral, irá aparecer todos os problemas cadastrados no seu projeto. Para criar um, clique em “Novo Item”.


Problemas


Em seguida, a tela para cadastro do problema irá abrir, basta preencher conforme as características do problema.



Problemas - novo item

Plano de ação: O problema pode ter um plano de ação já cadastrado ou não. Se não houver, é recomendado que a equipe se reúna e para o desenvolvimento de um plano ideal para este problema, dependendo do seu nível de gravidade.

Relatórios da MLPro para gestão de problemas
Dashboard Easy

Esse relatório permite uma ótima visualização dos problemas em seus projetos, sendo eles: atrasados, em andamento, resolvidos, cancelados, abertos ou fechados. É extremamente útil pois os números e gráficos ajudam a identificar se o andamento do projeto e as ações para eliminar ou mitigar estes problemas estão sendo efetivas, tudo com uma visão em nível gerencial.


Dashboard portfólio easy


Dashboard de Projetos
Esse relatório mostra todos os seus projetos (podendo selecionar apenas um para visualização) com colunas como a de “problemas” que contém símbolos representando se há problema e se ele está ativo atrasado ou dentro do prazo, facilitando também a visualização de como está o andamento do projeto de forma geral.



Dashboard projetos


E-mail automatizado de Relatório de Status do Projeto
A MLPro desenvolveu um relatório que é enviado por e-mail de forma automatizada e permite a visualização de todos os pontos importantes do seu projeto. No quadro de “Problemas em Aberto” por exemplo, há a descrição dos problemas existentes. Isso além de possibilitar fácil visualização, é extremamente útil para manter os envolvidos sempre cientes de como está o projeto, e o melhor, sem que eles precisem consultar manualmente no Sharepoint.


Relatório de status de projetos

Lembre-se que um bom gerente de projetos deve realizar um bom gerenciamento de problemas! Em caso de dúvidas ou interesse, entre em contato com a MLPro preenchendo o formulário de 1º contato.