Blog MLPro

Os 7 principais erros na gestão de projetos

Ricardo Sabino e Leandro Lima
30/04/2024
Os 7 principais erros na gestão de projetos

Por mais que a gestão de projetos tenha evoluído nos últimos anos, ainda existem oportunidades de melhorias, pois muitas empresas ainda cometem falhas que podem comprometer os resultados dos projetos. Manter os resultados dentro do plano do projeto é fundamental para que as empresas possam se manter competitivas ou mesmo conquistar novos objetivos estratégicos. Neste artigo listaremos os 7 principais erros cometidos pelas empresas na gestão de seus projetos.

  1. Mudanças constantes de escopo:

    A falta de um escopo bem definido é um erro comum na gestão de projetos. Muitas empresas sofrem com mudanças constantes no escopo do projeto, o que pode causar confusão, retrabalhos e atrasos. Para evitar essa falha, é importante definir claramente o escopo do projeto desde o início e garantir que todas as mudanças sejam revisadas e aprovadas antes de serem implementadas.

  2. Falta de Planejamento:

    Um dos erros mais comuns é a falta de um planejamento detalhado para o projeto. É essencial definir claramente os objetivos, escopo, prazos e recursos necessários para a execução do projeto, para garantir que ele seja bem-sucedido. Os brasileiros têm a preferência pela execução ao invés de dedicar um tempo maior para o planejamento, e muitas vezes ter que replanejar ou contornar algum obstáculo que não havia sido previsto fará com que o projeto atrase ou fique mais caro. A falta de um planejamento eficiente poderá ter um impacto negativo em seus projetos.

  3. Falta de comunicação eficaz:

    É essencial que o gerente de projetos estabeleça uma comunicação eficiente com todos os stakeholders do projeto, pois ele precisa disponibilizar a informação para diversos públicos na empresa e este processo de comunicação precisa estar alinhado com a estratégia, objetivos e atividades do projeto. O gerente de projetos precisa saber divulgar as informações do projeto para os diferentes públicos e quando ele não faz isso corretamente os resultados do projeto podem ser impactados. Falhas na comunicação além de gerar mal-entendidos podem gerar retrabalhos e atrasos nas entregas dos projetos.

  4. Má gestão de recursos:

    Com um planejamento ineficiente, a alocação dos recursos acaba sendo prejudicada e, desta forma, provavelmente serão necessários replanejamentos e realocações de recursos, causando impacto nos outros projetos da empresa. Sabemos que tanto os recursos humanos quanto máquinas, equipamentos e até mesmo os recursos financeiros são limitados nos projetos e ter a previsibilidade de sua alocação ou utilização pode aumentar a possibilidade de sucesso dos projetos.

  5. Má gestão ou ignorar os riscos do projeto:

    Todo projeto apresenta riscos que podem comprometer o andamento do projeto. Quando a empresa não realiza uma boa gestão dos riscos, ela pode ser surpreendida com problemas que podem causar impactos nos projetos gerando atrasos ou custos adicionais nos projetos. Não ter um local adequado para registrar e principalmente fazer a gestão adequada dos riscos também colabora para a gestão ineficiente dos riscos.

  6. Falha no monitoramento e controle:

    Uma vez que o planejamento do projeto e o monitoramento dos riscos foi realizado, é necessário que exista um monitoramento constante do projeto, pois provavelmente ao longo do projeto serão necessários ajustes e correções de “rota”. Os projetos naturalmente tendem a desviar de seu planejamento inicial e realizar o monitoramento e controle das etapas do projeto ajudam a corrigir eventuais desvios, colocando o projeto de volta no “trilho” ou reduzindo o impacto de seus desvios. Quando o gerente de projetos deixa de dar atenção para o acompanhamento das tarefas do projeto estará colaborando negativamente para que o projeto seja concluído de acordo com o planejamento.

  7. Não ter o registro de lições aprendidas:

    Muitas empresas ainda não dão a devida atenção aos problemas e principalmente aprendizados durante a implantação do projeto. É recomendado que ao término do projeto exista uma análise das lições aprendidas do projeto para que elas possam ser aplicadas em projetos futuros, impedindo assim que os mesmos problemas aconteçam novamente. O registro de lições aprendidas faz parte do processo de melhoria contínua e garantem uma evolução na maturidade de gestão dos projetos da empresa.

Para evitar estes problemas, é fundamental que a empresa tenha um sistema para ajudar na gestão dos projetos, visto que, o ecossistema em que eles estão inseridos é altamente complexo e podem sofrer alterações a qualquer momento. Além disso, investir em capacitação, tanto dos gerentes de projetos quanto nos membros da equipe irá colaborar para a evolução da maturidade na gestão dos projetos, reduzindo falhas e aumentando a probabilidade de sucesso na execução dos projetos. A MLPro oferece soluções que podem

E aí, gostou do artigo? Caso tenha se interessado e queira uma apresentação dos nossos produtos, fique a vontade para agendar um horário conosco no link a seguir: Apresentação Microsoft PPM Easy

New Planner no Teams?

Nathalia Souza e Leandro Lima
15/04/2024
O que é PSA

O novo aplicativo Planner no Teams (anunciado no final de 2023) está disponível hoje como parte do Microsoft Teams Public Preview!!!

Como uma rápida recapitulação, o Novo Planner é uma solução de gerenciamento de trabalho simples, colaborativa e flexível que é assistida por IA e integrada aos produtos Microsoft 365.

Resumidamente, a Microsoft está reunindo a simplicidade do To Do, a colaboração do Planner, o poder do Project for the Web e a inteligência do Microsoft Copilot em uma experiência simples, familiar e unificada, começando no Microsoft Teams.

Licenciamento reduzido Project for the Web

Disponível no Preview

O aplicativo “Tasks by Planner and To Do” no Microsoft Teams se torna o novo Microsoft Planner no Microsoft Teams Public Preview. Segue abaixo alguns dos destaques que vem com esta prévia.

  • Simplificado e mais rápido: Primeiro, você notará uma experiência de usuário mais simplificada e rápida com navegação simplificada composta por três seções principais: Meu Dia, Minhas Tarefas e Meus Planos.
Licenciamento reduzido Project for the Web
  • Todas as suas tarefas em um só lugar: O modo de exibição Minhas Tarefas oferece um único local para ver e gerenciar suas tarefas com filtros intuitivos e recursos de pesquisa, incluindo a origem da tarefa, para que você possa chegar rapidamente ao que mais importa para você. Isso inclui tarefas de planos básicos, planos premium, tarefas do Loop, tarefas de anotações de reunião do Teams e e-mails sinalizados.
Licenciamento reduzido Project for the Web
  • Todas as suas listas, planos e projetos: A nova visualização Meus Planos traz o que antes era listas de Tarefas do Outlook, planos do Planejador e projetos do Project for the web em uma coleção simplificada de planos, tornando muito mais fácil encontrar os planos mais relevantes e recentes.
Licenciamento reduzido Project for the Web
  • Fixe seus Planos favoritos: O novo Planner permite que você fixe seus planos mais utilizados no painel de navegação esquerdo, basta selecionar o plano e fixar!
Licenciamento reduzido Project for the Web
  • Obtenha mais com os planos premium: Crie um plano e comece a usar um dos vários modelos disponíveis. Você pode criar planos básicos para seu uso pessoal (podendo compartilhar depois) ou começar diretamente um plano premium com muitos recursos excelentes, incluindo planejamento da Sprint, visualização de metas, visualização de pessoas, visualização de linha do tempo com dependências, campos personalizados e muito mais.
Licenciamento reduzido Project for the Web

    Com o plano premium, você também pode experimentar o novo Copilot, que pode ajudar a dividir as tarefas em subtarefas, identificar o trabalho necessário para atingir as metas do projeto e responder a perguntas básicas sobre o status geral do projeto.

Licenciamento reduzido Project for the Web
  • Gerenciamento e controle das Metas: Crie um quadro para gerenciar e acompanhar as Metas dos Projetos.
Licenciamento reduzido Project for the Web
  • Planejamento de Sprint: Acompanhe o progresso com um quadro de planejamento de sprint usando as ferramentas ágeis incorporadas e equilibre a carga do trabalho em equipe usando a visão de Pessoas.
Licenciamento reduzido Project for the Web Licenciamento reduzido Project for the Web

Como acessar a visualização pública do New Planner?

Se o administrador tiver ativado a opção "Versão direcionada" no portal de administração do M365 e sua assinatura do Microsoft 365 incluir o Planner, você estará pronto para conferir o novo Planner. Para obter instruções detalhadas sobre como habilitar a versão direcionada, consulte: Configurar as opções de versão padrão ou direcionada - Microsoft 365 admin | Aprenda da Microsoft.

Para aqueles interessados em experimentar os recursos premium no novo aplicativo Planner, incluindo o Copilot na visualização do Planner, você pode começar sua avaliação gratuita ou solicitar uma licença premium.

Para usuários existentes do Project for the Web com uma licença do Project, você já possui acesso aos recursos premium do novo Planner correspondentes à licença que você possui.

E aí, gostou do artigo? Caso tenha se interessado e queira uma apresentação dos nossos produtos, fique a vontade para agendar um horário conosco no link a seguir: Apresentação Microsoft PPM Easy.

E aí, gostou do artigo? Caso tenha se interessado e queira uma apresentação dos nossos produtos, fique a vontade para agendar um horário conosco no link a seguir: Apresentação Microsoft PPM Easy

O que é PSA?

Ricardo Sabino
30/03/2024
O que é PSA

O Microsoft PSA (Professional Services Automation) permite a visualização de relatórios de Portfolio, Programa e Projetos dos projetos que são cadastrados com o Project for the Web.

O PSA é uma ferramenta de software que tem se tornado cada vez mais popular entre empresas de pequeno, médio e grande porte. Essa tecnologia auxilia na organização e gerenciamento de um portfólio de projetos, sendo uma ferramenta totalmente Web, onde normalmente é usada para gestão ágil de projetos. Sendo uma opção mais simples e que tem menos recursos que o Project Online, porém mais ágil e moderna.

Tradicionalmente, alguns componentes do software PSA faziam parte de Soluções ERP para grandes empresas, mas à medida que as pequenas empresas começaram a adicionar diferentes tipos de ferramentas para responder a várias tarefas, o software PSA tornou-se uma escolha natural devido à sua escalabilidade e praticidade.

O PSA também ajuda na gestão e controle financeiro, como a definição de preços, faturamento e contabilidade.

Com o PSA é possível:

  • Planejar projetos, criar estimativas e agendas de trabalho;
  • Estimar e rastrear custo e receita de projeto;
  • Prever os requisitos dos recursos de projetos que estão no pipeline;
  • Rastrear o consumo de custo e o progresso do projeto;
  • Gerenciar cotações, preços e cobrança de projetos;
  • Atribuir e gerenciar recursos;
  • Usar relatórios e painéis interativos para monitorar indicadores chave de desempenho para projetos bem-sucedidos;

Para ajudar as empresas na gestão de seus projetos, a MLPro desenvolveu uma solução chamada PSA EASY que permite maior visibilidade na gestão dos projetos e programas de sua empresa.

O PSA EASY foi desenvolvido a partir do Dynamics 365 e usa a mesma estrutura de projetos do Project for the web. Ele permite o controle de programas de sua empresa, dando maior visibilidade e praticidade na análise das informações.

Licenciamento reduzido Project for the Web

Ao acessar um programa é possível verificar quais projetos fazem parte daquele programa. Além disso, o PSA EASY conta com um relatório que permite a análise das informações do Programa.

Licenciamento reduzido Project for the Web

Além disso, O PSA EASY conta com um relatório que permite a análise das informações do Programa.

Licenciamento reduzido Project for the Web

Na tela abaixo podemos consultar todos os projetos em andamento da empresa. Ao acessar consultar os detalhes do Projeto e usar as listas que permitem que o responsável pelo projeto registre informações de diário de bordo, stakeholders, riscos, problemas, solicitações de mudanças, plano de ação, documentos, entregas, aquisições, follow-up de aquisições, matriz de comunicação e financeiro.

Licenciamento reduzido Project for the Web

Ao acessar consultar os detalhes do Projeto e usar as listas que permitem que o responsável pelo projeto registre informações de diário de bordo, stakeholders, riscos, problemas, solicitações de mudanças, plano de ação, documentos, entregas, aquisições, follow-up de aquisições, matriz de comunicação e financeiro.

Licenciamento reduzido Project for the Web

Mais do que apenas registrar as informações, é possível consultar relatórios específicos que dão maior visibilidade das informações de seus projetos. Ao acessar as tarefas será exibida a mesma estrutura do Project for the Web com a tabela, quadro, linha do tempo, gráficos, pessoas, metas e atribuições.

Licenciamento reduzido Project for the Web

Ao acessar as tarefas será exibida a mesma estrutura do Project for the Web com a tabela, quadro, linha do tempo, gráficos, pessoas, metas e atribuições.

Licenciamento reduzido Project for the Web

O PSA EASY está integrado com o Power BI permitindo que o gestor faça a gestão através de relatórios que permitem maior visibilidade sobre a real situação dos projetos de sua empresa.

Licenciamento reduzido Project for the Web

E aí, gostou do artigo? Caso tenha se interessado e queira uma apresentação dos nossos produtos, fique a vontade para agendar um horário conosco no link a seguir: Apresentação Microsoft PPM Easy

Project Server

Novidades e dicas relacionadas ao Microsoft Project Online e Project Server.

Posts:
2024
Abril
Março
Janeiro
2023
Dezembro
Novembro
Setembro
Agosto
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2022
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2021
Dezembro
Novembro
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2020
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
Junho
Maio
Abril
Março
Fevereiro
Janeiro
2019
Dezembro
Novembro
Outubro
Setembro
Agosto
Julho
2015
Setembro
Julho
Maio
Janeiro
2014
Outubro
Setembro
Agosto
Junho
Abril
Março
Fevereiro

31 de agosto de 2022


Como Gerenciar Problemas no Project Online

Leandro Lima, Nathalia Souza e Ricardo Sabino.
15/09/2022

Relatórios de status do projeto automáticos por e-mail

É natural que uma empresa tenha que lidar com problemas e imprevistos. Logo, registrá-los é uma tarefa essencial para manter todos os envolvidos no projeto cientes da situação atual e garantir a resolução do problema o mais rápido possível, evitando comprometer o andamento e prazo do projeto. No nosso último artigo falamos sobre como gerenciar riscos no Project Online. Porém, e quando o risco realmente acontece ou quando um problema inesperado surge, o que fazer? Neste artigo iremos ensinar como cadastrar e gerenciar os problemas do seu projeto no Project Online.

O PWA disponibiliza uma lista nativa de problemas dentro do site do projeto (Sharepoint) para o registro e monitoramento dos problemas. Além disso, a MLPro oferece relatórios personalizados possibilitando melhor visualização das informações com gráficos e de forma mais dinâmica, sendo fundamentais para um gerenciamento mais eficiente e um projeto de sucesso.

A origem dos problemas

Quando já havia um risco cadastrado: Um problema pode ser criado a partir de um risco já identificado e cadastrado anteriormente. Quando o risco acontece, é necessário fechá-lo e cadastrá-lo como um novo problema. A grande diferença neste caso é que provavelmente ele já possui um plano de ação e vai ser solucionado mais rápido, já que não será uma surpresa e os colaboradores do projeto já haviam previsto a possibilidade de acontecer.

Quando não havia um risco cadastrado: Nem todo problema pode ter sido identificado anteriormente como um risco e cadastrado com antecedência. Ele pode acontecer sem previsões e neste caso, o problema deve ser cadastrado e os colaboradores devem definir se ele é grave e qual o impacto gera sobre o projeto, para então desenvolver um plano de ação adequado.

Como registrar e gerenciar os problemas no Project Online

Para registrar os riscos:

Entre na Central de Projetos > Site do Projeto. Nessa tela, você consegue ter uma breve visualização de quantos problemas estão cadastrados no projeto e quantos deles estão em aberto.


A implantação do PPM Easy - azul


Ao clicar em “Problemas” no Menu lateral, irá aparecer todos os problemas cadastrados no seu projeto. Para criar um, clique em “Novo Item”.


Problemas


Em seguida, a tela para cadastro do problema irá abrir, basta preencher conforme as características do problema.



Problemas - novo item

Plano de ação: O problema pode ter um plano de ação já cadastrado ou não. Se não houver, é recomendado que a equipe se reúna e para o desenvolvimento de um plano ideal para este problema, dependendo do seu nível de gravidade.

Relatórios da MLPro para gestão de problemas
Dashboard Easy

Esse relatório permite uma ótima visualização dos problemas em seus projetos, sendo eles: atrasados, em andamento, resolvidos, cancelados, abertos ou fechados. É extremamente útil pois os números e gráficos ajudam a identificar se o andamento do projeto e as ações para eliminar ou mitigar estes problemas estão sendo efetivas, tudo com uma visão em nível gerencial.


Dashboard portfólio easy


Dashboard de Projetos
Esse relatório mostra todos os seus projetos (podendo selecionar apenas um para visualização) com colunas como a de “problemas” que contém símbolos representando se há problema e se ele está ativo atrasado ou dentro do prazo, facilitando também a visualização de como está o andamento do projeto de forma geral.



Dashboard projetos


E-mail automatizado de Relatório de Status do Projeto
A MLPro desenvolveu um relatório que é enviado por e-mail de forma automatizada e permite a visualização de todos os pontos importantes do seu projeto. No quadro de “Problemas em Aberto” por exemplo, há a descrição dos problemas existentes. Isso além de possibilitar fácil visualização, é extremamente útil para manter os envolvidos sempre cientes de como está o projeto, e o melhor, sem que eles precisem consultar manualmente no Sharepoint.


Relatório de status de projetos

Lembre-se que um bom gerente de projetos deve realizar um bom gerenciamento de problemas! Em caso de dúvidas ou interesse, entre em contato com a MLPro preenchendo o formulário de 1º contato.